DICAS DE EXPEDIÇÃO

O que é necessário para se levar em uma expedição?
Como uma expedição tem duração de vários dias temos que nos preparar primeiramente com nosso guarda-roupas, procurando ser o mais objetivo e adequar as nossas necessidades de acordo com o tipo de expedição a ser realizada. Se vamos a um lugar frio, logicamente roupas de frio, e assim por diante.Um aspecto importante em uma expedição é o pernoite, se durante o trajeto existirão locais para se pernoitar ou se faz necessário utilizar equipamentos de camping. Caso o projeto envolva acampar existe uma lista bastante extensa de acessórios a ser levado, desde utensílios domésticos como a comida necessária para os dias que se irá acampar. Segue uma pequena lista do que se deve levar em caso de acampamento, denominado kit camping:-
Material camping:
cadeiras
mesa
fogareiro
quebra-vento (p/fogareiro)
lampião
espelho
extensão 110v
colchão inflávelIMG_0675
travesseiros
cobertor
álcool
toalhas banho
barraca
manta térmica
saco lixo
toalhas de papel
bacia plástica
velas repelentes;
botijão de gás, canivete, cantil.1
Comida em geral.
Panelas, talheres, pratos, etc.
colchas
repelente
pregador de roupas
cabo de nylon
lona de plástico
galão com água potável
água
Material de higiene pessoal.
Deve-se levar tudo que é necessário em uma casa, coisas simples como um abridor de latas por exemplo.
Outro item importante em uma expedição são os medicamentos que devem ser levados. Material de primeiros socorros e farmácia individual em que constem os seguintes medicamentos: Antimalárico, Amoxicilina + Ac. Clavulânico, Ciprofloxacina, Paracetamol, Anti-inflamatório não esteróide, Loperamida, Anti-histamínico, Sais de re-hidratação e Desinfetante Cutâneo e uma grande quantidade de gases e esparadrapos para se fazer uma imobilização de emergência e um colar cervical. Antialérgico e água oxigenada. Em uma expedição em uma área de floresta, como na Amazônia é preciso estar vacinado contra febre amarela e tétano.
Em uma expedição internacional devemos lembrar de levar diversos documentos, tais como: Passaporte, documentos de identidade, carteira de motorista internacional, certificados de vacinas, documentos dos equipamentos eletrônicos a bordo (e declarar na saída para no retorno não ter problema), caso veículo seja alienado ao banco autorização da instituição financeira, veículo no nome do condutor ou de alguma outra pessoa presente no veículo.
Para o veículo, se faz necessário levar alguns itens, tais como:]
cambão, cintas de resgate, peças sobressalentes, etc. Também depende do tipo de expedição a ser realizada. Por exemplo, uma expedição pela Argentina se faz necessário levar dois triângulos, uma vez que a legislação de transito argentina exige dois triângulos por veículo, bem como todo veículo portar cambão de resgate. É um fator importante conhecer a legislação de transito dos países que se pretende visitar.
Uma expedição como a Transamazônica em época de chuva exige determinados preparos nos veículos e alguns itens extras a serem levados, como por exemplo: Hi-lift, guincho elétrico, pá, enxada, machado, cabo de aço, anilhas, patescas e outros itens característicos a uma expedição como essa. No post sobre preparação dos veículos será colocada uma lista mais detalhada de acessórios e itens necessários.Mais uma vez observamos que o mais importante em uma expedição é o planejamento, então devemos fazer uma lista de tudo que podemos precisar em uma expedição. De posse desta lista devemos separar os itens e fazendo ticket em cada um no momento em que estivermos colocando as coisas no veículo e nas malas. O levantamento dos itens deve se basear na real necessidade, evitando assim exageros, que corresponde a peso extra, trabalho de arrumar a desarrumar a bagagem e o veículo toda vez que for necessário, resultando na perda de tempo e em muitos casos não se acha o que é preciso no meio de uma grande bagunça!!!
Fonte: Sérgio Holanda

Datas e Rotas da Expedição de 2015

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DATAS:

Encontro dos participantes em Humaitá 29/04/2015.

  • Briefing 29/04/2015 (local à ser definido);
  • 30/04/2015 dia livre p compras de mantimentos e abastecimento;
  • saída 01/05/2015 as 6:00 hs em ponto.

ROTAS:

Humaitá – Lábrea – Humaitá

Sobre a rota de 2015:

São 440 km de ida e volta…

Este primeiro trecho existe muitos atoleiros com isso a capacidade dos tanques e combustível reserva é necessário, em média um 4×4 à diesel bebe um tanque de 60 litros pra chegar em Lábrea. Lá tem postos de combustível que não dependem da estrada então sempre terá combustível. Em média dois dias e uma noite pra chegar a Lábrea, pode-se fazer em menos tempo mas, dependerá de como estará a estrada e eventuais quebras nos jipes. Esse trecho se tomba muito carro, perigo de cair nas lagoas profundas em alguns trechos da estrada, levar muita cinta, atoleiros longos!!!

Na volta pra Humaitá é necessário revisar os jipes, existem vários hotéis, mas como a proposta é acampar fica livre aos participantes escolher.

Humaitá – Manaus

700 km, sendo 450 km sem nenhum local pra abastecimento, apoio, etc. Depois de sair de Humaitá existe uma vila chamada Realidade, lá é melhor completar o tanque, já rodou 120 km, com vários atoleiros, estrada esburacada que vai rodar de primeira marcha por centenas de quilômetros, força muito a transmissão e suspensão. Em média três dias de viagem com dois acampamentos, isso se não tiver nenhuma quebra grande que atrase o trajeto.

Manaus – Juruti

Esse trajeto é feito por balsa e dura 36hs.

Juruti – Itaituba

300 km – 2 a 3 dias dependendo das condições do trajeto e das possíveis quebras.

Itaituba –  (Fordlândia 70 km antes Rurópolis) ao término  da Expedição em Itaituba decidiremos se visitaremos Fordlândia.
 Fim da Expedição.
A previsão é de fazer todo percurso em 15 dias, podendo se estender um pouco mais
Mapa da Rota:
Rota Editada1